INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 28 de julho de 2011

Calzone

Estava indecisa quanto ao jantar de ontem, o meu filho mais velho queria salsichas e não sabia bem o que fazer. Ao visitar os meus blogs do costume deparei-me com esta receita, e, mais uma vez, não resisti a experimentar. A massa não é tão maleável quanto a autora diz, mas dá para trabalhar sem ficar com as mãos cheias de massa. O miúdo gostou bastante, na sua inocência perguntou se podia comer aquilo todos os dias... isso queríamos todos... Calzone de salsicha:

Ingredientes:
140 gramas de farinha de arroz integral
140 gramas de farinha de sorgo
210 gramas de fécula de batata
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento seco activo
2 colheres de chá de goma xantana
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite
300 ml. água a 38ºC
Ingredientes para recheio a gosto

Misture os ingredientes secos. Junte o azeite e a água e bata até todos os ingredientes estarem bem unidos.  Faça então uma bola com a massa.
Enfarinhe a superfície onde vai estender a massa com um pouco de farinha SG e estenda com a ajuda de um rolo até à espessura de meio centímetro. Com a ajuda de uma tigela (a minha tinha cerca de 18 centímetros de diâmetro) faça círculos até acabar a massa.
Coloque o recheio que preparou previamente (eu usei salsichas com cogumelos frescos e azeitonas com um pouco de molho de tomate e mozzarella) em meio círculo; molhe as bordas com água e feche como se pode ver na imagem abaixo.
Coloque os calzones num tabuleiro pincelados com um pouco de azeite e vai ao forno a 210ºC durante 20 a 25 minutos.

















































2 comentários:

Pedro disse...

Olá,
Acho que o Vasco também ia gostar disto. Onde é que encontro a farinha de sorgo?

Lucente disse...

Eu compro o sorgo em grão numa loja de rações e sementes e depois trituro no robot de cozinha. É um grão mole, logo penso que um moinho de café também deve funcionar. É importante pedir sorgo em grão, porque também o há em semente e não é bem a mesma coisa. Vale a pena o trabalho, fica uma farinha com um sabor muito discreto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...