INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bolo de aniversário

Uma das primeiras coisas em que pensei quando o meu filho mais velho foi diagnosticado foi a questão dos aniversários. Os adultos podem dispensar uma festa, ou, pelo menos, uma grande festa, mas um aniversário para uma criança exige uma festa, no mínimo. E o bolo de aniversário? Dantes, um bolo simples bastava levar umas Pintarolas ou um boneco dos Estrumfes (sim, no tempo em que ainda os chámavamos assim, e não Smurfs) e a festa estava feita. Hoje, na era do Cake Design, os miúdos estão mais exigentes. Há vários locais a ofereceram este tipo de bolos em versão Sem Glúten, mas penso que ainda nenhum aprovado pela APC, que exige normalmente condições isoladas na sua confecção e/ou análises aos mesmos, se não estou em erro.

Nesse aspecto, consegui arranjar quem me faça os bolos de aniversário que encantam a pequenada e garanta ao mesmo tempo um produto isento de glúten, para os aniversários de família. No entanto, em tempo de férias nada se faz neste país e com um aniversário em Agosto, tive que encontrar uma alternativa. A minha irmã ofereceu-se muito graciosamente (obrigada desde já) e preparou um belo bolo de aniversário não-infantil que servisse a todos os interesses: sem glúten, sem chocolate, sem morangos. A receita foi adaptada daqui:


Ingredientes:
70 gramas cada de farinha de sorgo, arroz, polvilho, e fécula de batata
3/4 colher chá goma xantana
1/2 colher de chá sal fino
2 colheres de chá fermento em pó
230 gramas manteiga sem sal amolecida
380 gramas açúcar
5 ovos
80 ml sumo de limão
3 colheres de raspa de limão
1 colher de chá essência de baunilha
60 gramas de natas azedas

Creme de limão para o recheio
Ingredientes:
70 gramas de açúcar
1 ovo L
120 ml sumo de limão
1 limão grande, raspado
60 gramas de manteiga sem sal, amolecida

Creme de framboesa para a cobertura
Ingredientes:
30 gramas de manteiga sem sal, amolecida
170 gramas de queijo-creme
100 gramas de açúcar em pó
30 gramas de compota de framboesa
30 gramas de framboesas
1/2 colher de chá de sumo de limão

Para o bolo:
Pré-aqueça o forno a 175 º C.
Numa tigela, misture as farinhas, a goma xantana, o sal e o fermento em pó.
Na cuba da sua batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Adicione os ovos um a um, misturando bem após cada adição. Junte o sumo de limão, as raspas e a baunilha. Por fim, junte a mistura de farinhas e adicione as natas azedas até a massa ficar homogénea. Não se preocupe se o sumo de limão fizer com que a massa coalhe ligeiramente. A textura da massa deverá ser mais líquida do que uma massa de bolo tradicional, isso é o que se espera.
Unte duas formas de bolo iguais de bolo (de 23 centímetros) e divida a massa entre elas por igual. Coza durante 30-35 minutos, até que os bolos estejam um pouco dourados. Deixe arrefecer, e desenforme em seguida. Os bolos devem estar completamente frios antes de colocar o recheio e a cobertura.

Para o recheio:
Numa tigela para microondas, misture o açúcar e os ovos até ficarem obter uma massa homogénea. Acrescente o sumo de limão, as raspas de limão e a manteiga derretida.
Cozinhe no microondas em intervalos de 1 minuto, mexendo após cada minuto, até que a mistura esteja suficientemente espessa para cobrir as costas de uma colher.

Para a cobertura:
Misture todos os ingredientes até obter uma consistência macia.


Coloque o recheio entre os dois bolos, espalhando uniformemente. Por fim, cubra com a cobertura de framboesa a totalidade da massa, e decore a gosto com as framboesas que sobrarem.



















Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...