INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Não é astrologia...

... mas parece ciência. Um estudo interessante, ainda a guardar validação.


Imagem retirada da Net
"Mês de nascimento das crianças parece estar ligado a Doença Celíaca: estudo
Os pesquisadores encontraram taxas mais elevadas do distúrbio digestivo entre crianças nascidas na Primavera e Verão.
Domingo, 8 de Maio 2011 (HealthDay News)

A doença celíaca é mais comum entre as crianças nascidas nos meses de Primavera e Verão, de acordo com um novo estudo do Hospital Geral de Massachusetts para Crianças. As descobertas sugerem que a maior incidência desta doença auto-imune pode estar relacionada com uma combinação de factores sazonais e ambientais.

A doença celíaca é um distúrbio digestivo desencadeado ao consumir a proteína do glúten, que é encontrada principalmente no pão e outros alimentos que contenham trigo, cevada ou centeio. Pode danificar o intestino delgado e tornar difícil a absorção de certos nutrientes, causando problemas que vão desde dor abdominal a danos nos nervos.
Examinando dados de 382 crianças de Massachusetts com diagnóstico de doença celíaca, entre os 11 meses e os 19 anos de idade, os pesquisadores descobriram que no grupo dos 15 – 19 anos, a estação de nascimento parece não fazer diferença. Mas entre 317 crianças menores de 15 anos de idade, 57 por cento nasceram na época de "Luz" de Março a Agosto, em comparação com 43 por cento que nasceram na época da "Escuridão" de Setembro a Fevereiro.

Embora a causa exacta da doença celíaca seja desconhecida, os gatilhos potenciais incluem o tempo de introdução do glúten aos bebés, e infecções virais contraídas durante o primeiro ano de vida. As conclusões do estudo sugerem que a época do nascimento de uma criança é outro factor de risco potencial para a doença.

Os pesquisadores apontaram que os alimentos sólidos que contêm glúten são introduzidos às crianças geralmente por volta dos 6 meses de idade, o que para os bebés nascidos na Primavera e no Verão coincide com a época de gripes e constipações. Com base nas conclusões, o pesquisador principal do estudo, Dr. Pornthep Tanpowpong, disse que a idade em que o glúten é introduzido a alguns bebés pode precisar de ser alterada.

"Se o bebé nascer na Primavera ou no Verão, pode não ser adequado introduzir o glúten na mesma idade como a outro nascido no Outono ou Inverno", disse Tanpowpong. "Embora tenhamos necessidade de continuar a desenvolver e testar a nossa hipótese, pensamos que fornece uma pista útil nos esforços em curso para evitar a doença celíaca". O estudo também observou que a exposição à luz solar também pode desempenhar um papel na doença celíaca, uma vez que a deficiência de vitamina D tem sido associada com a doença.

O estudo está previsto para apresentação no domingo em Chicago durante a Semana de Doenças Digestivas, um encontro internacional patrocinado pela Associação Americana de Gastrenterologia e outras organizações.

Porque o estudo foi apresentado numa reunião médica e é pequeno, as suas conclusões devem ser consideradas preliminares até publicado num jornal da especialidade e confirmado com outras pesquisas."


Outros artigos:

3 comentários:

Bea disse...

Que giro! Eu nasci em Junho.

Ricardo disse...

E eu em Maio!

Anónimo disse...

Novembro...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...