INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sábado, 22 de outubro de 2011

Bolachas com compota de amora

Estas bolachas são mais uma experiência a partir do livro que mencionei neste post. São similares a estas, mas mais amanteigadas, logo menos secas. É uma questão de paladar, pois são igualmente boas.

Ingredientes:
140 gramas de farinha de arroz integral
50 gramas de fécula de batata
30 gramas de polvilho
1/2 colher de chá de goma xantana
1/2 colher de chá de sal fino
1/2 colher de chá de fermento
50 gramas de farinha de amêndoas
150 gramas de manteiga sem sal
110 gramas de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de essência de baunilha
compota de amora

Numa tigela, misture as farinhas com o sal, o fermento e a goma xantana. Reserve.

Na cuba da batedeira, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme esbranquiçado. Junte o ovo e a baunilha e misture até obter uma massa homogénea. Reduza a velocidade e acrescente a farinha aos poucos. Leva a tigela ao frigorífico durante, no mínimo, duas horas.

Passado esse tempo, ligue o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro com papel vegetal ou um tapete de silicone e coloque aí pequenas bolas de massa com +/- dois centímetros, devidamente espaçadas pois a massa irá espalhar com o calor. Com um dedo ou o cabo de uma colher faça pequenas "covas" no centro das bolas de massa e coloque um pouco de compota. Leve ao forno durante 12 a 14 minutos, até as bordas da bolacha ficarem douradas.

Deixe arrefecer completamente numa rede de arrefecimento. Esta receita dá à volta de 35 a 40 bolachas que se aguentam uma a duas semanas numa caixa plástica.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...