INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Um instrumento de diagnóstico em projecto


Imagem retirada da Net

O projecto CD Medics parte da premissa que o rastreio da população é a única maneira de identificar a maioria dos pacientes com Doença Celíaca (DC). A serologia por si só não é suficiente, pois os falsos negativos são frequentes. A tipagem HLA, sem mais testes, também poderá mostrar falsos positivos, pois pode apontar para indivíduos que, eventualmente, podem não desenvolver a doença celíaca. Para os investigadores deste projecto, uma combinação de serologia e tipagem HLA é a única maneira definitiva de rastrear a DC; um diagnóstico combinado para rastrear os doentes sintomáticos, silenciosos e latentes que aponta para uma especificidade e sensibilidade de 100%.

Assim, estão a procurar desenvolver um instrumento user-friendly para uso no contexto dos cuidados primários que vai proporcionar melhores oportunidades para o diagnóstico precoce e permitir a monitorização periódica do cumprimento da dieta livre de glúten. Além disso, uma versão final do dispositivo poderia encontrar aplicação na monitorização residencial permitindo ao médico de família seguir a reacção dos seus pacientes à retirada do glúten da dieta e do cumprimento da mesma, controlando os níveis de anticorpos.

O seu website é bastante esclarecedor quanto aos objectivos do projecto e possui informação muito relevante do estudo da doença celíaca. Deixo aqui um excerto do Boletim nº 90 da Associação de Celíacos de Madrid que faz referência a este projecto.

“Cumprem-se três anos desde o início do projecto CD-medics. Falta apenas um ano para o final deste projecto multidisciplinar europeu que começou em Fevereiro de 2008 com o objectivo de criar, no prazo de 4 anos, um dispositivo de pequeno tamanho, a baixo custo e de fácil uso, que pode diagnosticar a doença celíaca a partir de uma gota de sangue e sem biopsia intestinal.

O projecto de CD-medics é liderado pela Dra. Ciara O'Sullivan, que lidera o Grupo de Nano Biotecnologia e Bioanálise da Universidade Rovira i Virgili de Tarragona. No total, envolve 20 instituições localizadas em dez países europeus. Estes incluem universidades, hospitais, centros de pesquisa, empresas de software, empresas de tecnologia, empresas de média e associações de doentes. É financiado pelo 7 º Programa-Quadro da União Europeia e, em menor medida, por capitais privados.

Em que consiste este novo dispositivo de diagnóstico?
O dispositivo de diagnóstico concebido pela CD-medics é projectado para ser instalado e utilizado nas consultas de cuidados primários. Terá a capacidade de realizar, a partir de uma gota de sangue, uma análise serológica para detectar a presença de anticorpos específicos para DC, e genética, que vai determinar se há risco de DC, detectando a presença dos alelos HLA envolvidos. Os resultados serológicos e genéticos, juntamente com a história médica e familiar do paciente, tornarão possível obter um diagnóstico preciso, sem recorrer à biopsia intestinal. A análise genética pode ser utilizada isoladamente para determinar se há ou não predisposição genética em grupos de risco, tal como um recém-nascido numa família onde o pai, a mãe ou um irmão tem DC. Por outro lado, a análise serológica, por si só, permite controlar o cumprimento correcto da dieta sem glúten.

Existe um vídeo em que se simula o funcionamento no interior do dispositivo.

Estará o dispositivo disponível para uso quando o projecto terminar?
Assim que o projecto termine irá ser implementado o plano de exploração do novo dispositivo; para que tal aconteça, é essencial que haja uma procura social e rentável para as empresas que serão responsáveis ​​pela sua produção e distribuição assim como nos sistemas de saúde dos países em que será utilizado.”

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...