INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Livro "Wheat Belly"


Saiu, em Setembro deste ano, um livro escrito pelo Dr. William Davis que entrou directamente para o número 5 da tabela de best-sellers do New York Times, intitulado “Wheat Belly” (Barriga de Trigo, em Português). Capitalizando ou não, no que se tornou a moda do “Gluten Free” (sem glúten) nos Estados Unidos, o Dr. Davis defende, recorrendo a vários argumentos científicos e à sua própria prática clínica, que o Trigo é um dos grandes culpados pelos vários problemas de saúde que afligem milhões de pessoas. Apelando também à preocupação de todos com a obesidade, argumenta que uma dieta sem trigo permite perder um peso considerável.

Tem recebido várias críticas favoráveis, mas levantado também alguma controvérsia ao atacar a indústria agro-alimentar que acusa de desvirtuar um produto já de si nocivo para a saúde como o trigo e transformando-o, por vários processos de laboratório, em algo tóxico, tudo em nome do lucro. Ainda que o seu livro se perca em retórica em dados momentos e que assuma um tom de “teoria da conspiração” noutros, não deixa de ser uma voz relevante na discussão que se alarga cada vez mais à sociedade “mainstream”. Pesquisando pela Internet, pode-se encontrar imensos testemunhos de pessoas que ao lerem o seu livro optaram por uma dieta sem glúten e viram desaparecer ou diminuir os problemas que as consumiam. E isso é já um ponto a seu favor.

Deixo o link para uma entrevista muito esclarecedora que deu ao blog Fat Head, traduzida para português pelo site Vida Primal:

Parte 2

Update 1
Para uma perspectiva crítica e acutilante, podem ler este post do blog No Gluten, No Problem:
Wheat Belly Busted

Update 2
Este livro está a ser publicado em português sob a chancela da Lua de Papel a partir deste mês (Abril de 2013).

2 comentários:

Ana V disse...

Já encomendei, pena não chegar a tempo do Natal para poder oferecer a algumas pessoas que conheço lol...

Lucente disse...

Como a compreendo. Olhe, faça como eu, divulgue a entrevista aos potenciais "candidatos", sempre é um começo ;-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...