INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 19 de março de 2012

Bolo de maçã e alfarroba

Quando vi esta receita, com um visual tão apelativo, tive que experimentar. Fica aqui, então, a versão sem glúten.

Ingredientes
Crumble:
120 gramas de farinha
85 gramas de açúcar mascavado escuro
2 colheres de café de canela
85 gramas de margarina

Bolo:
3 colheres de sopa de leite
1 colher de sopa de sumo de limão
150 gramas de azeite
150 gramas de açúcar
3 ovos
130 gramas de farinha
50 gramas de farinha de alfarroba
1/4 colher de chá de goma xantana
1 colher de chá de essência de baunilha
2 maçãs grandes Golden Graham

Para fazer o crumble, junte numa taça a farinha, o açúcar, a canela e a margarina. Misture bem apertando a massa entre os dedos, até conseguir formar uma bola. Embrulhe e leve ao frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos.

Num copo à parte, misture o leite com o limão. Reserve. Entretanto, bata o azeite com o açúcar. Junte os ovos um a um enquanto bate. Junte, então, a mistura do limão com o leite. Bata tudo muito bem.

Divida a massa, em proporções iguais, em duas tigelas. Separe a farinha: numa delas coloque 100 gramas de farinha e a goma xantana e misture. Adicione a essência de baunilha. Na outra tigela, coloque a farinha de alfarroba e a restante farinha. Bata bem.

Corte as maçãs em fatias médias. Numa forma untada (preferencialmente de aro amovível) coloque a massa com a farinha "normal". Coloque, por cima, as maçãs fatiadas até cobrir a totalidade da massa. Coloque, depois, a massa com a farinha de alfarroba até cobrir as maçãs. Faça então mais uma camada com o resto das maçãs.

Retire a bola de massa do frigorífico e coloque por cima das maçãs desfazendo um pouco, de modo a criar o efeito do crumble. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 40 a 50 minutos. Deixar arrefecer antes de fatiar.


















































Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...