INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 13 de maio de 2012

Pão com salpicão

A revista Mulher Moderna na Cozinha costuma trazer uma secção com "receitas para celíacos". Dou sempre uma espreitadela quando vou ao hipermercado para ver se nesse mês traz alguma receita que me interesse. A edição de Maio trazia: pãezinhos com salpicão- a imagem era tão apelativa que comprei a revista. Fiz ontem e resultou muito bem; fiz algumas alterações pois não tinha nem farinha de soja (pois não gosto particularmente do sabor) nem leite em pó. Deixo a minha versão:

Ingredientes:
3 ovos
230 ml água
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de vinagre de cidra
50 gramas de farinha de arroz
100 gramas de farinha de sorgo
50 gramas de farinha de trigo sarraceno
115 gramas de polvilho
130 gramas de farinha de milho
40 gramas de sementes de linhaça moídas ou psílio em pó
40 gramas de açúcar
1 colher de chá de sal fino
10 gramas de fermento seco activo
150 gramas de salpicão fatiado


Numa tigela, misture bem as farinhas com as sementes de linhaça, o açúcar e o sal. Junte, por fim, o fermento e misture. Reserve.

Na cuba da sua batedeira, coloque a água com os ovos, o azeite e o vinagre e misture até todos os ingredientes estarem integrados. Junte então a mistura de farinhas e bate até obter uma massa homogénea. Se a massa estiver ainda um pouco líquida, junte mais sementes de linhaça, ou maizena. Pretende-se uma massa que descole da cuba. Vai a levedar num local morno coberto com um pano húmido durante uma hora.

Terminada a levedação, retire pequenas porções de massa e estique-as com a mão até formar rectângulos. Recheie com as fatias de salpicão e enrole para formar pequenos cacetes. Coloque os pãezinhos num tabuleiro polvilhado com maizena ou farinha de milho e leve ao forno frio. Regule a temperatura para 180ºC e deixe cozer durante 30 minutos.

Terminada a cozedura, sirva quentes ou frios.
























1 comentário:

nocontemgluten disse...

Que lindos e apetitosos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...