INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 18 de setembro de 2012

Algarve sem glúten

Nas nossas férias, demos um salto ao Algarve e podemos dizer "que bem que lá se estava". Não propriamente por causa das praias ou do bom tempo, mas pela oferta Sem Glúten com que nos deparamos. Talvez pela pressão turística dos povos do Norte da Europa, a verdade é que encontramos uma hotelaria e restauração mais informada e receptiva a restrições alimentares do que no resto do País. Não precisamos de simplificar, dizendo que "o menino é alérgico à farinha", como costumamos fazer, pois os funcionários com que falamos sabiam o que era a intolerância ao glúten. 
Nenhum dos locais que encontramos tinha um acordo com a APC mas inquirimos acerca dos produtos usados e das boas práticas para evitar a contaminação cruzada e ficamos satisfeitos. Claro que o ideal seria uma "auditoria" por parte da APC aos locais que oferecem menus sem glúten, com um consequente "selo de aprovação", de modo a alargar a actual rede nacional de locais "seguros", ainda muito pequena.

Aparthotel Formosa Park- este estabelecimento informa no seu site que disponibiliza refeições aptas a restrições alimentares. Nós optamos por tomar o pequeno-alomoço no hotel e tivemos sempre à disposição produtos da Schar, tais como pães, pequenos bolos e muesli. Dos outros produtos disponibilizados como compotas e sumos, foi-nos dada toda a informação de rotulagem.

Restaurante Nelitos- possui menu sem glúten e usa produtos aptos como massa de milho que, pelo sabor, arriscaria dizer ser marca Schar. A pizza que provamos foi do agrado do miúdo mais velho, mas a base era de compra e bastante pequena.

Casa de Chá Quinta dos Avós- um local de eleição para os mais gulosos, vende doçaria regional algarvia com fabrico próprio. Vende também farinha de alfarroba sem glúten. O menu assinala quais os doces sem glúten, mas a proprietária, a D. Encarnação, explicou-me também que sendo isentos na sua composição, alguns doces que vão ao forno (comum) podem ficar contaminados. Sendo um risco residual, achei interessante que ela tivesse o cuidado de avisar.

Supermercados Apolónia- o que eu gostava de ter um supermercado Apolónia aqui por perto! Fornecendo principalmente a comunidade estrangeira residente no Algarve, é o local perfeito para encontrar aqueles produtos que não se encontram em mais lado nenhum, nem mesmo no Hipercor do El Corte Inglés. Além disso, tem a maior gama de produtos da Doves Farm que já vi à venda em Portugal. Fomos lá mais do que uma vez e abastecemos a despensa com estes produtos. O único senão: é caro, para compras muito específicas apenas.

Soubemos também que, em Albufeira, a Pizzaria Senhor Frog's, tem pizzas e massas sem glúten, mas não conseguimos lá ir, pelo que não pudemos verificar as condições de confecção. Contudo, a informação que nos deram era que os proprietários têm uma filha com DC.

Para quem andar pelo Algarve e quiser dar um salto a Sevilha para levar as crianças à Isla Mágica, este local também dispõe de refeições sem glúten.



Clicar para aumentar










2 comentários:

LídiaPatricio disse...

Ola, nos vamos sempre para Monte Gordo, e este ano, o meu espanto ja estava na Lista da ementa, os partos com gluten.
Restaurante o Jaime.

Obrigada

Lucente disse...

Obrigada pela dica, Lídia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...