INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Férias na Serra do Açor

O post de hoje é uma proposta da já nossa conhecida Ana Pimenta. É uma óptima sugestão de férias cá dentro sem glúten, mesmo a tempo das férias de fim de ano.
 
"Fim-de-semana outonal na Serra do Açor
 
Para um breve descanso (ou férias em família) aconselho a Serra do Alvor com múltiplos recantos encantadores a descobrir.

A região, declarada como área de Parque Nacional, mantém assim, tanto quanto possível, inalterada a sua paisagem de montes cobertos de mato rasteiro e lindas flores silvestres de todas as cores, de florestas de pinheiros, eucaliptos, carvalhos, castanheiros, e até mesmo alguns sobreiros, de maravilhosos vales onde serpenteiam rios, de prados verdejantes os quais fazem parte da agricultura de subsistência da região. Em qualquer estação do ano se encontra beleza nestas terras.
 
São vários os motivos de interesse histórico, nos arredores sejam eles vestígios da ocupação romana, da ocupação muçulmana ou vestígios relativos as invasões espanholas e francesas.
 
A mata da Margaraça com sua luxuriante vegetação, cascatas, regatos e locais para piquenique fazem a delícia de pequenotes e adultos!
 
Os rios: o Alva e o Alvôco encontram-se na cercania proporcionando banhos nas suas praias fluviais (Coja, Barril do Alva, Avô, Serzedo, Cecarias, Góis).

Uma visita à serra do Açor com vistas deslumbrantes e às aldeias de xisto (Piodão) impõe-se.
 
Para alojamento com sabor a casa e refeições sem glúten o “Boutique hotel rural Quinta da Geia”, na aldeia das Dez, é o ideal! Esta pitoresca localidade localiza-se no concelho de Oliveira do Hospital, a cerca de 450 metros de altitude na encosta norte da Serra do Açor, entre as serras da Estrela e Lousã. Beneficia de uma extraordinária vista panorâmica onde se podem admirar serras, montes, vales e florestas verdejantes.
 
O “Boutique Hotel Rural Quinta da Geia”, projeto glamoroso, nitidamente originado do coração dos proprietários Fir Tiebout e Frenkel de Greeuw, é constituído por um aglomerado de edifícios em granito datados do século passado e por estes elegantemente reconstruídos. Geia é um nome de origem grega referente à divindade que personificava a terra (nasceu de si própria, gerou Úrano com quem se uniu e com quem concebeu os Titãs, os Gigantes, etc.). Esta designa na linguagem dos habitantes da Aldeia das dez 'uma quinta tão vasta, impossível de lavrar num só dia'.
 
A Quinta distribui-se em patamares, nos quais se encontram, para além de árvores de frutos, vinhas, duas piscinas exteriores para adultos e crianças, jacuzzi e campo de jogos. O Hotel conta com varias tipologias de quartos (e ainda 2 apartamentos / 2 casas) todos decorados com extremo bom gosto proporcionando um ambiente calmo, relaxante, mesmo aconchegante, em ampla harmonia com o ambiente rural. O salão de estar e a biblioteca  são ideais para o ameno convívio ao sabor de um bom livro e bom vinho português junto do calor da lareira de granito. A zona de banhos permite relaxar em privacidade na sauna, banho turco ou jacuzzi sob as luzes da cromoterapia.
 
Mas para qualquer celíaco o restaurante João Brandão é como uma estrela caída do Céu! As maravilhosas refeições são concebidas pelo chefe Frenkel de Greeuw e elaboradas pela simpatiquíssima sub-chefe Margarida Graça, numa combinação dos estilos português, francês e italiano segundo as estações do ano, num ambiente familiar e caloroso ao som de árias e melodias de encantar. A acessibilidade à cozinha e seus colaboradores é extraordinária.
 
É colocado sempre um cuidado extremo na escolha da ementa e sua adaptação para isenção em glúten, sempre de acordo com a preferência do hóspede. Pratos como risotto de tomate com posta de bacalhau e gambas, pato com laranja, carré de borrego com molho de mel e tomilho ou sobremesas como o merengue com gelado e calda de frutos silvestres, fazem algumas das honras da casa.
 
Também ao pequeno-almoço são tomadas todas as precauções para servir sem glúten (alimentos acondicionados) e estando sempre presente o pão, a manteiga, os doces (caseiros), fiambres, todos de marcas sem glúten. Mesmo a rotação dos empregados (Mila Lourenço, Célia Madeira) é impecavelmente conseguida sem descurar todos os cuidados anteriormente descritos. Isabelle Dockx contribuiu para uma calorosa receção e assegura-se que toda a estadia decorre glutenfrei.
 
Para uma estadia “em casa” com maravilhosas refeições sem glúten contaremos sempre com a equipa da Geia!"
 
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...