INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Emagrecer sem glúten

Andava a evitar a questão da dieta sem glúten para fins de perda de peso. Porque não tenho opinião formada a esse respeito. Se, por um lado, gosto da visibilidade que dá ao tema e faz aumentar o nosso nicho de mercado, trazendo mais opções de consumo, por outro lado, não gosto que possam ver uma dieta que é essencial para o bem-estar do meu filho como uma moda, ou pior, como "manias".

O facto é que a dieta sem glúten, que já estava na ordem do dia em países como os EUA em que as vedetas de Hollywood a seguem como se fosse uma arma mata-gorduras, aqui, no nosso cantinho à beira-mar, já merece destaque como tal: no último número da revista Sábado, é uma das opções aconselhadas para a perda de peso. Em Outubro passado, mereceu honras de capa na revista brasileira Isto É, em que se abordaram vários casos de sucesso de pessoas que optaram por uma dieta sem glúten por questões de perda de peso, e que a mantém porque se sentem melhor assim.

Ora, podemos pensar que numa dieta em que se eliminam os alimentos que contém glúten, reduz-se necessariamente a ingestão de hidratos de carbono, logo haverá perda de peso. Não seria então o glúten que engordava, mas sim os hidratos de carbono. Sempre achei que seria esse o "segredo" da dieta e que juntava tantos  e tão satisfeitos adeptos. Recentemente, encontrei no Grupo de Estudos da Doença Celíaca no Facebook um estudo publicado no Journal of Nutritional Biochemistry em que se analisou a questão do glúten e da perda de gordura. A conclusão foi a seguinte:" Os dados sugerem que a exclusão do glúten da dieta deverá ser testado como uma nova alternativa dietética na prevenção do desenvolvimento da obesidade e doenças metabólicas."

Obviamente um só estudo não pode estabelecer conclusões aprofundadas. Mas abre a porta para que se estabeleça uma ligação entre a ingestão de glúten e a obesidade, para lá da doença celíaca e da habitual magreza a que se associam aqueles que dela padecem. No entanto, pessoalmente, causa-me alguma urticária que a Sábado diga que uma dieta com glúten reduzido será beneficial para a perda de peso. Poderá haver sempre alguém que ponha toda a gente no mesmo saco e fique a pensar que, afinal, um bocadinho de glúten não faz mal nenhum a ninguém.

Outros posts sobre o tema:
Peso a mais
Cada vez mais informação


12 comentários:

M' disse...

Eu olho para a dieta sem gluten para emagrecer, com um olho meio mau. Por um lado, como referiu, é bom porque nos pode aumentar a gama de produtos, por outro, não é pela ausência de glúten que vão emagrecer: as bolachas sem glúten, por exemplo, têm mais açúcar que as normais. Logo, o que vão fazer é deixar de comer pão, bolos e bolachas? Isso é uma dieta normal, pobre em hidratos de carbono.

Lucente disse...

Pois compreendo perfeitamente as reticências, mas já vou encontrando em pesquisas referências a uma possível ligação entre o glúten e factores ligados à obesidade e à diabetes tipo 2, nada muito concreto mas que poderá explicar em parte a perda de peso com a dieta... continuo céptica em relação ao teor reduzido defendido no artigo da Sábado...

Anónimo disse...

Pois é, Lucente concordo consigo. Se já é tão difícil para nós fazermos as pessoas compreenderem a necessidade da isenção total, com artigos como esse que refere não teremos a vida facilitada... Eu sei bem do que falo pois dada a minha idade (53 anos)tenho, mesmo na família, pessoas ainda mais velhas do que eu que insistem que "só um bocadinho não faz mal nenhum" e que olham para mim como a maníaca das doenças...
Obrigada mais uma vez pela sua divulgação destes estudos.

Carla disse...

Posso dar o meu exemplo: depois do diagnostico de DC e de iniciar a dieta, perdi 6kgs (que tinha a mais) ainda que tivesse substituído os produtos com glúten pelos sem glúten, supostamente mais caloricos. Na minha opinião, o gluten faz reter líquidos e foi isso que me aconteceu, com a dieta "desinchei"...

Lucente disse...

Carla, obrigada pelo "testemunho"- também conheço outra pessoa a quem isso aconteceu.

Anónimo disse...

Olá
Eu também emagreci, apesar de depois ter recuperado parte do peso. Contudo, nunca mais cheguei aos valores mais elevados e tenho conseguido manter o peso, ainda que, por vezes, coma "doces" em demasia.

Rosa

Lucente disse...

Rosa, obrigada também pelo testemunho. A ver vamos se estudos futuros chegam a comprovar estas nossas observações empíricas :-)

Rute disse...

A mim, relativamente ao facto de dieta sem glúten trazer ou não benefícios na perda de peso preocupa-me a possibilidade de passar a ser vista como uma dieta e não como uma doença, como escreveu a Lucente... Além disso, as pessoas que eventualmente passarão a seguir a dieta para efeitos de perda de peso certamente não se preocuparão com contaminações cruzadas, com o «só um bocadinho de knorr» que tem o arroz nalguns, muitos, restaurantes.

Este não é um tema simples!

Beijinhos, parabéns Lucente pelo blogue! :)

Lucente disse...

Obrigada Rute!

Sara Esteves disse...

Olá a todos. Achei que tinha de dar uma palavra sobre este assunto. Vim parar a este blog porque há cerca de 2 semanas fiz umas análises de comportamento/incompatibilidade alimentares e uma das coisas que o médico me referiu foi para evitar o consumo de alimentos com glúten. Não é doença e por isso penso que o médico tenha tido a abordagem semelhante aos dos artigos que leu.
O que é facto é que fiquei curiosa, não só pelos produtos como também para imaginar como será um jantar fora para os verdadeiros intolerantes. Muitos muitos parabéns a quem todos os dias lida com essa (pelo menos para mim aparente) falta de escolha!
Mas também percebo o vosso receio em relação ao rótudo de "moda": tornei-me vegetariana há uns anos e poucas pessoas percebem ou não fazem perguntas parvas. Espero que à semelhança com as opções vegetarianas também as opções sem glúten comecem a ser mais e melhores.


Obrigada pelo blog excelente.
Beijinhos, sara.

Lucente disse...

Olá Sara, obrigada pela visita. Não ponderou fazer o despiste para DC depois dos resultados do teste que fez? Costuma-se recomendar esse despiste antes de iniciar uma dieta sem glúten, nem que seja para poder definir se se é DC ou intolerante ao glúten.

Anónimo disse...

nem todas as bolachas sem glúten têm mais açúcar que as normais. você é que não sabe pesquisar. lol Eu também só compro das biológicas porque levam o açúcar de cana integral/ou outro adoçante que faz uma diferença ABISMAL no sabor. Para além do mais, contêm um ou outro ingrediente...integral!!! só come porcaria quem quer lol

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...