INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O preço dos produtos sem glúten


Imagem retirada da Net

Um interessante  artigo americano principalmente porque aborda os motivos para os produtos sem glúten serem, normalmente, bastante mais caros do que os produtos "tradicionais". Eu acrescentava também  aos motivos apontados que o facto de ainda haver poucos fabricantes, diminui a concorrência, pelo que os preços não baixam. Espero que com a oferta a aumentar, isso se traduza numa poupança para os clientes intolerantes ao glúten.


"O que é que na realidade encarece os produtos sem glúten?

Uma dieta isenta de glúten está a tornar-se mais popular entre os consumidores americanos em geral. Esta moda pode levá-lo a perguntar-se: "Qual é o interesse no glúten?" O glúten é uma proteína encontrada no trigo, aveia, centeio e cevada. Embora estes grãos sejam relativamente inofensivos, o problema surge porque o trigo tem sido geneticamente modificado, e o corpo humano não está projectado para consumir alimentos geneticamente modificados. Esta é a razão principal por que muitas pessoas têm sensibilidade ao glúten.

Os perigos associados com a sensibilidade ao glúten incluem a doença celíaca e distúrbios auto-imunes. Aqueles com estes distúrbios podem experimentar uma série de sintomas desde vómitos, dor abdominal, distensão abdominal, diarréia, ossos e dor nas articulações até formigueiro nas mãos e / ou pés. Para além disso, alguns dos sintomas que acompanham a sensibilidade ao glúten levam à desnutrição. A presença de glúten pode também afectar a função da tiroide, causando uma miríade de outros sintomas desconfortáveis.

Depois de conhecer quais os riscos associados à ingestão de glúten, também poderá querer mudar para uma dieta isenta de glúten. No entanto, se tem ido às compras ultimamente, poderá ter notado que os produtos sem glúten são significativamente mais caros do que os produtos homólogos com glúten. Então, a pergunta é: Por que são os produtos sem glúten mais caros? Vamos olhar para o processamento de produtos sem glúten de modo a melhor compreender a questão.

O processo de remoção do glúten da farinha de trigo é muito simples. Amassar uma bola de farinha de trigo com água fria faz com que o amido se disperse. O material elástico que sobra é glúten puro. O processo industrial para extrair o glúten é muito semelhante, exceptuando que a máquina amassa de uma forma mais rigorosa. O processo de extracção é mais definido, feito repetidamente, e inclui uma prensa de parafuso e câmara de secagem que faz evaporar a água a partir do amido, para assegurar que o glúten é removido.

Os fabricantes de produtos sem glúten devem incorporar medidas específicas no seu processo de produção, para evitar a contaminação cruzada do produto. As pessoas que sofrem de alergias ao glúten são-lhe muito sensíveis, pelo que a contaminação do equipamento deve ser evitada para evitar uma reacção nestes consumidores. Assim, os fabricantes devem procurar fornecedores únicos de ingredientes no plantio, colheita e embalamento de qualquer produto rotulado sem glúten. Isto aumenta os seus custos. Além disso, os testes necessários para provar que essas instalações cumprem as normas necessárias são extensos e caros. Muitas vezes, é necessária documentação, condições de processamento e as certificações certas para confirmar que tudo se encontra conforme os padrões “sem glúten”. As instalações também devem manter sempre o seu estatuto de isentas de glúten actualizado com frequentes renovações de certificação. Inclusive, a equipa de Produção deve ser devidamente formada para garantir que os padrões sem glúten são mantidos pois o menor erro pode causar uma contaminação cruzada e arruinar a credibilidade da empresa. A manutenção desses padrões e a formação rigorosa dos trabalhadores traz custos adicionais para o produto.

Como pode imaginar, os custos para manter um fabricante de produtos sem glúten em funcionamento são muito mais elevados do que para um produto popular de um fabricante normal. Como muito vai para a produção de um produto isento de glúten de qualidade, disto resulta um maior preço de venda ao consumidor. Além disso, muitos fabricantes de produtos sem glúten têm menor dimensão do que os fabricantes de alimentos típicos de marcas populares, pelo que os custos são, normalmente, passados ​​para os consumidores. No final, cabe-lhe a si decidir se uma dieta ”sem glúten" é necessária para a sua saúde."

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...