INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Tarte Tatin sem glúten

Nestes dias de frio nada melhor para aquecer o estômago (e a alma) do que uma tarte de maçã. Já tenho algumas receitas de tartes no blog, mas ainda não tinha tentado uma tarte tatin, a congénere francesa da americaníssima apple pie. Uma versão de tarte tatin com marmelos tentou-me, mas como já só restam maçãs nos supermercados, optei pela versão clássica. Modéstia à parte, ficou muito boa, mesmo depois de ter arrefecido.

Ingredientes:
300 gramas de farinha Doves Farm Plain White Flour
¼ colher de chá de goma xantana
100 gramas de manteiga / margarina
50 gramas de açúcar
80 ml agua fria
1 ovo L
Sal (pouco)
Para a cobertura:
6 maçãs reinetas, descascadas e partidas em quatro
200 gramas de açúcar
25 gramas de manteiga / margarina
2 colheres de chá de essência de baunilha


Comece por preparar a massa que irá refrigerar durante, pelo menos, uma hora, enquanto trata do recheio.

Na cuba da sua batedeira, misture a farinha, a goma xantana, o açúcar, o sal, a manteiga/margarina cortada em pedaços pequenos, e bata até obter uma espécie de "areia”. Adicione o ovo batido e a água e continue a misturar para ligar a massa. Forme uma bola, embrulhe em plástico e deixe a descansar no frigorífico.

Para preparar o recheio, numa frigideira em lume baixo misture a manteiga/margarina, o açúcar e a baunilha até formar uma espécie de caramelo. Junte as maçãs, e deixe-as amolecer com cuidado. Retire do lume quando as maçãs estejam suaves ao toque.

Eu preparei as maçãs numa frigideira de ferro fundido que pode ir ao forno, logo apliquei a massa directamente sobre as maçãs dentro deste utensílio. Caso não se tenha uma frigideira destas, transfira as maçãs já caramelizadas para uma forma untada.

Entretanto, retire a massa do frigorífico e estique-a entre duas folhas de papel vegetal até obter um centímetro de espessura. Coloque a massa sobre as maçãs fazendo uma leve pressão e faça um rebordo dobrando a massa em excesso no interior da forma/frigideira.

Vai ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos, ou até que a massa fique dourada. Retire e volte a forma/frigideira sobre um prato com cuidado para não se queimar com o caramelo que poderá escorrer.

Decore com canela em pó, se quiser.





































4 comentários:

Mayra disse...

Olá!
Acompanho o blog do Brasil, gosto muito de suas dicas!
Estarei em Portugal em junho, gostaria de saber se você conhece algum curso de culinária natural (de curta duração, estarei de férias), sem glúten, que você recomenda!
Obrigada!

Celiaco a los 30 disse...

umm Deliciosa.

Lucente disse...

Mayra,
Obrigada pela visita! Há muitos cursos de culinária, principalmente em Lisboa, mas normalmente nenhum sem glúten. Houve um em Janeiro mas não sei se repetirá- foi publicado aqui:
https://www.facebook.com/events/381214505290356/

A melhor opção é ir verificando a página da Associação Portuguesa de Celíacos que organiza vários workshops (mas nem todos de comida natural):
https://www.facebook.com/APCeliacos?fref=ts

Boas férias!

Lucente disse...

Gracias Celiaco a los Treinta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...