INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Torta rápida de atum

Quando o glúten entrava lá em casa, comprava a massa quebrada do Carrefour e fazia umas belas quiches. Agora, é muito raro que faça essa receita porque fazer uma massa quebrada de raíz demora algum tempo que a versão comercial poupava. Quando vi esta receita brasileira, achei que seria uma boa substituição: não sendo igual nem igualmente rápida que a massa quebrada do Carrefour, também se faz bem e constitui uma refeição agradável. Eu levei esta torta ao forno dentro de uma frigideira de ferro fundido, mas fiquei a pensar que, se utilizar uma forma rectangular ou quadrada e partir a torta aos pedaços, ficará uma boa entrada ou petisco para uma festa. O recheio também pode variar consoante a preferência de cada um ou o conteúdo do frigorífico.


Ingredientes:
200 gramas de farinha Doves Farm Plain White Flour
2 colheres de sopa de fermento em pó
¼ colher de chá de goma xantana
3 ovos
120 ml de óleo
240 ml de leite (pode substituir por leite vegetal ou água)
Pitada de sal
Recheio:
1 cebola pequena bem picada
2 alhos descascados e partidos
3 tomates pelados em pedaços pequenos
½ pimento vermelho
3 a 5 cogumelos frescos partidos em pedaços médios
2 latas de atum
Polpa de tomate q.b.
Vinho Branco q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Oregãos q.b.
Azeite


Para o recheio, refogue a cebola e os alhos em azeite. Junte o tomate, o pimento, os cogumelos e o atum e deixe estufar um pouco. Tempere depois com o vinho branco e a polpa de tomate, sal, os orégãos, a pimenta e misture bem, refogando durante alguns minutos até a maior parte do líquido evaporar. Reserve.

Para a massa, separe as gemas das claras e bata-as em castelo. Reserve. Da mesma maneira, misture bem a farinha com o fermento e a goma xantana e reserve.

Numa tigela, misture as gemas com o óleo, o leite e o sal. Junte a farinha reservada e, finalmente, incorpore delicadamente as claras em castelo.

Coloque metade da massa numa forma untada. Por cima distribua o atum refogado e, depois, cubra com o resto da massa. Vai ao forno pré-aquecido a 190ºC durante 30 minutos, até dourar.

Retire da forma e sirva de imediato acompanhada com uma salada de alface ou uma mistura de vegetais salteados.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...