INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



segunda-feira, 8 de abril de 2013

Panquecas fofas

Mais uma receita de panquecas, desta vez uma experiência minha, que resulta numas panquecas muito fofas (daí o título). O filho gostou da nova versão, já o pai permanece fiel à receita do costume, o mais novo come tudo desde que seja doce.

Ingredientes:
250 gramas de farinha sem glúten (Doves Farm Self Raising, que já traz fermento e goma xantana)
25 gramas de amêndoas em pó
250 ml de leite/leite vegetal
2 colheres de sopa de sumo de limão
100 ml água
1 colher de sopa de açúcar
½ colher de chá de essência de baunilha
½ colher de chá de bicarbonato de soda
2 ovos L
35 gramas de óleo de coco/vegetal/manteiga derretida

Numa tigela coloque o leite e o sumo de limão e reserve. Caso consiga comprar leitelho (“buttermilk”), use-o na mesma proporção.

Noutra tigela, misture a farinha com as amêndoas, o açúcar e o bicarbonato de soda. Abra um buraco no meio e coloque aí o leite, a água, a essência de baunilha, os ovos e a gordura da sua preferência. Bata com uma vara de arames até obter uma mistura homogénea.

Aqueça uma frigideira e coloque colheradas de massa (use a colher de servir a sopa). Quando os cantos estiverem definidos e a massa borbulhar no centro da panqueca, vire-a com uma espátula e deixe cozinhar durante mais um minuto.

Retire para um prato e sirva, quente, com a cobertura que preferir: manteiga, chocolate, canela, xarope de ácer (“maple syrup”), mel, compota… Opcionalmente pode acrescentar canela à massa, ou então frutos como os mirtilos ou bananas, ou ainda pepitas de chocolate.

Esta receita rende 10 panquecas de 10-12 centímetros.



As panquecas da mãe, com mirtilos




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...