INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bolachas de laranja e chocolate

A última moda lá em casa, bolachas ligeiramente crocantes e com uma combinação de sabores muito apelativa e viciante. Os pedidos para "só mais uma bolachinha" são diários- chocolate e miúdos é sempre uma combinação de sucesso!

Ingredientes:
115 gramas de farinha sem glúten (usei Doves Farm Self-Raising)
75 gramas de amêndoas em pó
40 gramas de farinha de sorgo
¼ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de sal fino
50 gramas de açúcar branco
50 gramas de açúcar mascavado claro
Raspa de meia laranja
100 ml de azeite
1 ovo L
50 gramas de pepitas de chocolate sem glúten

Numa tigela, misture bem as farinhas e as amêndoas com o bicarbonato de sódio e o sal. Caso opte por usar uma farinha sem glúten que não tenha nem goma xantana nem fermento para bolos, ao contrário da Doves Farm Self-Raising, acrescente ¼ colher de chá de goma xantana e 1 colher de chá de fermento químico. Reserve.

Na cuba da sua máquina, misture os açúcares com a raspa da laranja para que os óleos da casca sejam bem absorvidos pelo açúcar. Junte depois o azeite e bata bem até obter um creme. Acrescente o ovo e bata mais uma vez.

Aos poucos, vá juntando a farinha reservada e, por fim, as pepitas de chocolate. Caso não encontre à venda pepita sem glúten, pode optar por partir em pequenos pedaços uma tablete de chocolate. Caso opte por um chocolate que, para além do glúten, também não tenha leite, esta receita é apta para dietas sem glúten e sem lactose/lacticínios.

Coloque pequenas bolas de massa com a ajuda de duas colheres de sobremesa num tabuleiro forrado a papel vegetal. Com os dedos, espalme as bolas até formar discos, pois esta massa não liquidifica ao cozer e há necessidade de lhe dar o formato desejado. Vai a forno pré-aquecido a 160ºC durante 10 a 12 minutos, até as bordas ganharem cor. Retire do forno e deixe estar um pouco no tabuleiro. Retire depois para uma rede de arrefecimento.

Esta receita rende 32 unidades.
























Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...