INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 10 de maio de 2013

Cosméticos sem glúten


Imagem retirada da Net

Frequentemente, alguém pergunta se é necessário usar cosméticos sem glúten. A resposta não é fácil e depende do grau de sensibilidade ao glúten ou até do tipo de condição associada ao glúten que se tem, pois a ligação é óbvia no caso da dermatite herpetiforme ou alergia ao glúten, mas não na doença celíaca. No entanto e apesar de haver quem afirme que glúten nos cosméticos não afecta os doentes celíacos, o facto é que há pessoas que afirmam fazer reacção se usarem produtos "contaminados". Este artigo  americano aborda o assunto de forma esclarecedora, expondo os diferentes argumentos que se debatem.

"São necessários os cosméticos sem glúten?

Sempre que Afton Jones usava maquilhagem nos olhos, estes ficavam inchados, pesados, e a lacrimejar. Uma noite, ela optou por um look mais natural e não teve queixas. "O que acontecia era que o meu rímel tinha glúten", diz Jones, uma nativa do Texas de 20 e poucos anos e que, desde então, fundou o site glutenfreemakeupgal.com, que analisa produtos sem glúten. Jones tem doença celíaca, que é caracterizada por uma resposta imune hiperactiva ao glúten. Isso leva a sintomas tais como dores de estômago, inchaço, diarreia crónica e anemia, podendo danificar o intestino delgado e impedindo a absorção adequada de nutrientes. "Depois disso, tudo se encaixou e fui à caça de cosméticos sem glúten ", diz ela. "A erupção que eu tinha no rosto desapareceu, e os meus olhos deixaram de estar pesados e cansados."

Não há cura para a doença celíaca, que é tipicamente gerida eliminando o glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio, assim como muitos aditivos alimentares comuns. Mas quem sofre, como Jones, está a descobrir que pode haver mais uma alteração, para além das mudanças na dieta, no estilo de vida sem glúten: o glúten é sorrateiro. Como Jones descobriu, este  pode estar também à espreita na maquilhagem e nos produtos de higiene pessoal que formam parte dos seus cuidados diários. É usado para dar liga e ajudar os ingredientes a unirem-se, assim como acrescentar humidade aos produtos através de óleos derivados do glúten.

"Batom, gloss, anti-séptico bucal, pasta de dentes, todos podem desencadear uma reacção em pessoas com doença celíaca", diz Alice Bast, fundadora e presidente da Fundação Nacional para a Consciencialização Celíaca (NFCA). "Se você é sensível ao glúten, deverá usar cosméticos e produtos de higiene sem glúten. Mesmo que não sinta quaisquer sintomas, pode estar a causar danos ao seu interior." Este conselho, apesar de aceite por muitos, ainda está longe de se tornar a norma. Os especialistas estão divididos sobre se os doentes celíacos devem evitar cosméticos que contenham glúten. Alguns insistem que os cosméticos sem glúten previnem crises, enquanto outros suspeitam que a quantidade de glúten na composição é pequena demais para provocar problemas reais. Não há nenhum protocolo padrão e a questão permanecerá obscura até existir mais investigação.

Pouco se sabe sobre quanto glúten exatamente é que os produtos cosméticos contêm, e quanto é preciso para causar efeitos secundários nocivos. Algumas pessoas são tão sensíveis que podem até experimentar sintomas após a ingestão de um pouco de batom contaminado com glúten, enquanto outros não (em média, estima-se que uma mulher consuma quatro quilos de batom ao longo da vida). Os especialistas acreditam que o glúten não pode ser absorvido diretamente através da pele. Mas, se um produto que contém glúten, tal como uma loção ou um protector solar, toca na boca e nos lábios, este pode ser ingerida dessa forma. E algumas pessoas desenvolvem reacções na pele devidas à maquilhagem porque também têm uma alergia a trigo ou a outros cereais.

Na reunião anual do Colégio Americano de Gastrenterologia no ano passado, os pesquisadores apresentaram um estudo de caso de uma mulher de 28 anos que conseguiu, com sucesso, controlar a sua doença celíaca através da dieta. No entanto, depois de experimentar um novo creme para o corpo, ela desenvolveu uma erupção cutânea pruriginosa nos braços, assim como distensão abdominal e diarreia. Assim que parou de usar o creme, os sintomas desapareceram. Um estudo recente publicado no Jornal da Academia de Nutrição e Dietética, por outro lado, testou quatro conhecidos produtos para os lábios e duas loções feitos com ingredientes que continham glúten. Os pesquisadores descobriram que estes tinham "um nível não quantificável ​​de glúten". Ainda que isto sugira que esses produtos não contêm glúten suficiente para causar problemas, o tamanho da amostra não era suficientemente grande para tirar conclusões definitivas, diz a autora do estudo, Tricia Thompson, uma nutricionista e autora de O Guia da Nutrição Sem Glúten.

Ainda assim, muitos especialistas concordam que os cosméticos sem glúten não prejudicam e podem ajudar a manter os sintomas afastados. Se são ou não necessários, continua a ser uma questão pessoal e, provavelmente, varia de pessoa para pessoa. Jones, por exemplo, descobriu que para ela, a isenção completa é essencial. "O glúten, na minha pele, tem uma reacção quase instantânea", diz ela, acrescentando que abandonou o seu champô com glúten após achá-lo culpado pelas bolhas dolorosas que desenvolveu no couro cabeludo. "Eu não posso sequer ajudar a arrumar a cozinha depois das refeições, porque se eu tocar em algo que contenha glúten, ganho urticária nas minhas mãos ou uma horrível erupção cutânea. Os cosméticos sem glúten têm permitido que a minha pele e corpo se comportem normalmente."

E se todos os doentes celíacos optarem por cosméticos sem glúten? Não há uma resposta certa. "É uma decisão muito pessoal que as pessoas precisam de tomar", diz a nutricionista Nancy Patin Falini, que actua no conselho consultivo científico e médico do NFCA. "Não há qualquer conhecimento científico definitivo sobre este assunto ainda. Algumas pessoas querem estar absolutamente certas de que tudo o que colocam nos seus lábios é isento de glúten, talvez porque os seus sistemas imunológicos são hipersensíveis. Para outros, não é uma preocupação tão grande. "

Ao tomar uma decisão, pense em quantas vezes usa maquilhagem. Recusa-se a sair de casa todos os dias se não estiver maquilhada? Cosméticos sem glúten podem ser um investimento mais vantajoso do que se apenas usa batom em ocasiões especiais. Um punhado de empresas começou a fornecer a comunidade da doença celíaca e da alergia ao glúten. Marcas como Hourglass, Lavanila e Alterna, por exemplo, oferecem produtos sem glúten na Sephora*. E todos os produtos da Afterglow Cosméticos são isentos de glúten-tanto a mãe e a irmã da fundadora Kristin Adams têm a doença celíaca, e ela acredita firmemente na importância dos produtos sem glúten.

Se um produto não está explicitamente rotulado como isento de glúten, leia o rótulo cuidadosamente, pois o glúten pode aparecer em muitos ingredientes diferentes. Evite aqueles que contenham trigo, cevada, malte, centeio, aveia, Triticum vulgare, Hordeum vulgare, Secale Cereale, e Avena Sativa. Também é importante entrar em contacto com o fabricante para confirmar se o produto contém glúten, diz Bast: "É demorado, mas quando encontrar uma marca que funciona para si, pode mantê-la", diz ela. "Há trabalho de casa que precisa de ser feito para nos mantermos saudáveis."

Mesmo que não faça alterações ao seu kit de maquilhagem, pode tomar medidas para se proteger. Lave as mãos após a aplicação de qualquer tipo de produto cosmético ou de higiene pessoal. E telefone ao seu dentista com um mês de antecedência a uma consulta para se certificar de que ele usa produtos sem glúten, Bast sugere. Caso contrário, a visita poderia provocar um reaparecimento de sintomas.

"Quando vive com algo todos os dias da sua vida, você tende a descobrir as coisas através de um insuportável processo de erro e tentativa", diz Jones. "Depende mesmo de cada um decidir se os cosméticos sem glúten são para si. Para algumas pessoas, é uma escolha. Para outros, é uma necessidade."

* NT- Informação aplicável apenas aos EUA

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...