INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quinta-feira, 23 de maio de 2013

Notícias sem glúten Maio 2013

Jamie Oliver

O jornal Telegraph noticia que um dos restaurantes britânicos do famoso chef Jamie Oliver foi recentemente multado em oito mil libras por ter servido massa com glúten a uma cliente celíaca que ficou doente em resultado disso. A senhora repetiu três vezes que precisava de uma refeição sem glúten e foi-lhe assegurado que disponibilizariam um produto apto à sua condição. No entanto, a empregada que a atendeu pensou que ela era vegetariana, daí o engano que foi gerado por uma óbvia falta de formação do pessoal.


Jessie

Uma recente polémica nos EUA envolve a Disney e a comunidade de americanos intolerantes ao glúten: num episódio da série Jessie, uma personagem já de si irritante e que faz uma dieta sem glúten é vítima de bullying por causa dessa sua condição, sendo-lhe inclusivamente atirada uma panqueca com glúten à cara.
A mãe de duas crianças celíacas não gostou da mensagem que tal episódio trazia e lançou uma petição online pedindo que o episódio fosse retirado do ar. Nela, a mãe conta que as suas crianças “ muitas vezes se sentem excluídas ou diferentes, porque têm que evitar doenças graves. No entanto, a Disney deu permissão às crianças, e um exemplo, para isolar ainda mais os meus filhos e outros como eles por causa das suas condições médicas. Os seus personagens fizeram com que não fosse errado caracterizar uma doença real como um aborrecimento e que é justificação para os "miúdos fixes" gozarem com os "outros". Isto não é aceitável para ninguém”.
O autor do blog Gluten Dude fez um post sobre essa petição, aumentando exponencialmente o número de assinaturas. De imediato, a Disney retirou o episódio do ar.


Lidl

Desde hoje e até ao próximo Domingo, o Lidl vai vender, em quantidades limitadas, massa sem glúten da sua marca própria, Combino, nas versões esparguete, fusilli e penne, sendo que cada embalagem de 500 gramas custa 1,49€.


Pingo Doce

O Pingo Doce começou a comercializar Pastéis de Nata sem glúten congelados de marca própria com o selo da APC. Custa 3,39 euros a caixa de seis unidades, e deverá encontrar-se na zona dos produtos refrigerados Pura Vida.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...