INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Glúten e enxaquecas

Imagem retirada da Net
Hoje, trago um artigo da Livestrong Foundation que aborda a temática do glúten e as enxaquecas, que não são um sintoma em que se pense de imediato quando se trata de uma condição associada a esta proteína. Gostaria, contudo, de chamar a atenção para o facto de que o conselho dado para experimentar a dieta sem glúten é aplicável apenas aqueles que já despistaram a doença celíaca, e tiveram um resultado negativo; a prova terapêutica serve apenas para estabelecer um diagnóstico de sensibilidade ao glúten não-celíaca.

"As enxaquecas são dores de cabeça graves e crónicas. Muitas vezes, a dor de uma enxaqueca é tão grave que os pacientes têm dificuldades em seguir uma vida normal. A causa das enxaquecas não é conhecida, mas os investigadores e os pacientes notam cada vez mais uma ligação entre enxaquecas e o consumo de glúten.



Significado

O glúten é uma proteína encontrada em grãos de trigo, cevada e centeio. Aproximadamente, uma em cada 100 pessoas sofre de um distúrbio auto-imune chamado doença celíaca, e a quem o glúten danifica realmente o intestino. Ocasionalmente, os pacientes com doença celíaca também sofrem de enxaquecas desencadeadas pelo glúten. Contudo, alguns médicos acreditam que é possível ser sensível ou intolerante ao glúten, sem ter a doença celíaca ou danos intestinais. Estes pacientes são mais propensos a ter sintomas neurológicos, tais como enxaquecas, quando consomem glúten.



Função

Em indivíduos sensíveis, o glúten pode causar inflamação no sistema nervoso central, que, por sua vez, conduz às enxaquecas. Num estudo de 2001 publicado na revista médica "Neurology", o Dr. Marios Hadjivassiliou, um médico de Sheffield, Reino Unido, testou 10 pacientes com cefaleias crónicas e descobriu que todos eram sensíveis ao glúten. Algumas delas também tinham outros sintomas tais como falta de equilíbrio ou de coordenação, e todos tinham inflamação do sistema nervoso central, de acordo com o estudo.



Tipos

O Dr. Rodney Ford, um pediatra em Christchurch, Nova Zelândia, escreveu em 2009 na revista médica "Medical Hypotheses" que a enxaqueca e outros sintomas neurológicos devidos ao consumo de glúten, podem ocorrer tanto em pacientes com doença celíaca, bem como em pacientes que não têm qualquer dano intestinal induzido pelo glúten. Além de enxaquecas, o glúten pode causar atrasos no desenvolvimento, distúrbios de aprendizagem, depressão e outras desordens do sistema nervoso, diz o Dr. Ford.



Benefícios

É difícil dizer se a enxaqueca é desencadeada pelo glúten porque os alimentos que contêm esta proteína são tão omnipresentes, e a maioria das pessoas consome trigo, cevada ou centeio várias vezes ao dia, todos os dias. Nenhuma medicação está disponível para reduzir os efeitos do glúten em alguém que lhe é sensível, mas uma dieta isenta de glúten (uma dieta isenta de produtos de trigo, cevada e centeio), geralmente, acaba com as enxaquecas quase completamente.



Prevenção/Solução

Para determinar se o glúten desencadeia as enxaquecas, um paciente de enxaqueca deve eliminar estritamente o glúten durante, pelo menos, um mês (dois a três meses, seria melhor), e depois reintroduzi-lo. A maioria das pessoas cujas enxaquecas são causadas ​​pelo glúten verá as suas dores de cabeça desaparecerem durante a sua experiência no período de eliminação, e depois regressarem reforçadas assim que reintroduzirem o glúten na sua alimentação."

Outros artigos
Fewer Headaches for Gluten-free Celiac Patients?
Rare Neurological Manifestation of Celiac Disease
Gluten migraine
Risk of Headache-Related Healthcare Visits in Patients With Celiac Disease: A Population-Based Observational Study.
Neurological disorders and celiac disease.
Celiac Disease and Headaches



3 comentários:

Hieros disse...

Olá. Desde os meus 12 anos que fui assolado por enxaquecas. Fiz a romaria pelas diversas drogas que medicina vulgar tem para assolar os pobres pacientes até que, há uns bons15 anos atrás (tenho agora 62) ao me ter lamentado de que vinha aí uma enxaqueca, alguém me disse: uma enxaqueca? Mas queres acabar com isso? Toma Sanguinária 15 CH. Experimentei este remédio homeopático e desde então nunca mais sofri os horrores daquela enxaqueca! Quando sinto que vêm aí uma enxaqueca coloco 3 grânulos de Sanguinária 15CH (centesimal) e passados uns 2 , 3 minutos quais dores, quais vómitos, manchas saltitantes de luzes e reflexos de encadeamento! Tudo desaparecido.
Ah. Eu não tenho nem nunca tive doença celíaca.

Receitas Blumenau disse...

Faz um mês que consegui descobrir que minhas enxaquecas diárias eram provocadas pelo gluten. Estou muito feliz porque não tenho mais enxaqueca. Cortei totalmente o gluten.

Unknown disse...

Hoje tenho 36 anos, sofri a vida inteira com crises de enxaqueca, cansaço, indisposição, nos anos depressad crise de ansiedade, nenhum medico especialista deu um diagnóstico ou remédio para meu problema. RecentenRece consultei com cardiologista devido preesao alta, e passei a fazer dieta sem glúten, e enxaqueca e outros sintomas desapareceram, daí associei ao gluglú, comecei a fazer retirando glúten e após meses ir colocando gluteg novamente na alimentação, a enxaqueca voltou, junto com sintomas mencionados acima. Está comorovado que o causador de todo problema sofrido a vida toda esta es glutem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...