INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bolo de chocolate e cereja da Nigella

Encontrei esta receita da Nigella quando procurava um fim para dar a um frasco de compota de cereja que tinha servido para outra receita. Foi fácil adaptá-la a uma dieta sem glúten, e ainda serviu para experimentar as natas de coco que já estavam há algum tempo na despensa à espera também de um fim. Gostei muito do resultado das mesmas na cobertura, pois esta ficou com uma textura muita macia, mas suficientemente espessa para facilitar a decoração do bolo.

Ingredientes:
125 gramas de manteiga/margarina 
100 gramas de chocolate preto de culinária Nestlé
200 gramas de compota de cereja (sem açúcar, preferencialmente, usei da St. Dalfour)
150 gramas de açúcar fino
1 pitada de sal fino
2 ovos tamanho L batidos
150 gramas de farinha Doves Farm White Self-raising

Para a cobertura:
100 gramas de chocolate preto preto de culinária Nestlé
100 ml natas de coco

Coloque a manteiga/margarina numa panela ao lume para derreter. Quando estiver quase completamente derretida, misture o chocolate. Deixe estar por alguns momentos para começar a amolecer, retire depois a panela do lume e misture até que a manteiga e o chocolate estejam derretidos e misturados homogeneamente. 

Adicione então a compota de cereja, o açúcar, o sal e os ovos. Mexa e quando estiver tudo estiver muito bem misturado, junte a farinha.

Coloque numa forma de silicone (ou untada) e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos. Deixe arrefecer na forma primeiro durante 10 minutos, antes de desenformar e colocar sobre uma rede.

Quando o bolo estiver frio, parta o chocolate em pequenos pedaços e adicione-os às natas de coco dentro de uma panela. Leve ao lume, deixe ferver, retire do lume e, de seguida, bata até obter um creme espesso e sem grumos. Deixe arrefecer até que o creme espesse mais um pouco e cubra depois o bolo com este preparado. Polvilhe com canela em pó, se quiser.




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...