INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



quarta-feira, 23 de julho de 2014

Mitos da doença celíaca

Encontrei esta lista dos mitos da doença celíaca da organização britânica Coeliac UK e, apesar de ter pontos em comum com uma outra lista já aqui publicada, achei suficientemente interessante para publicar aqui. Isto porque apesar de haver uma maior divulgação sobre a doença celíaca, ainda há muita desinformação que importa combater: ainda esta semana, soube de uma senhora que ouviu de uma médica gastrenterologista que não lhe fazia o rastreio para a doença celíaca porque já não era uma criança; ou outra que disse a uma paciente recém-diagnosticada que "de vez em quando, podia comer qualquer coisinha com glúten"...

A pesquisa mostra que a doença celíaca afecta 1 em cada 100 pessoas no Reino Unido, tornando-se muito mais comum do que se pensava anteriormente. O sub-diagnóstico é um grande problema e as pesquisas sugerem que cerca de 500.000 pessoas ainda não foram diagnosticadas.


"A doença celíaca é uma alergia alimentar" ... mito
A doença celíaca não é uma alergia alimentar ou intolerância, é uma doença auto-imune. Na doença celíaca, a ingestão de glúten faz com que a parede do intestino delgado se danifique. Outras partes do corpo podem ser afectadas.

A doença celíaca é conhecida como uma doença "multi-sistémica" - os sintomas podem afectar qualquer área do corpo. Os sintomas diferem entre os indivíduos em termos de tipo e gravidade.

A doença celíaca pode-se desenvolver e ser diagnosticada em qualquer idade. Ela pode-se desenvolver após o desmame através dos cereais que contêm glúten, na velhice ou em qualquer momento entre estas duas etapas. A doença celíaca é diagnosticada mais frequentemente em pessoas com idades entre os 40-60 anos. O diagnóstico tardio é comum e a nossa pesquisa indica que o tempo médio que demora para ser diagnosticado é de 13 anos.

Pesquisas recentes sugerem que a maioria das pessoas com doença celíaca tem peso normal ou está acima do peso aquando do diagnóstico. Só por si, o peso corporal não deve ser usado para decidir se se deve rastrear ou não a doença celíaca.

A doença celíaca é uma condição crónica. A dieta sem glúten é o único tratamento para a doença celíaca. Se o glúten for reintroduzido, o sistema imune reage e o revestimento do intestino vai ficar danificado de novo. Se alguém que siga uma dieta sem glúten for testado de novo para a doença celíaca (análise de anticorpos, biópsia do intestino) é de esperar que os testes sejam negativos. Isso significa que há uma boa resposta à dieta isenta de glúten. Não existem anticorpos no sangue, porque não há nenhum glúten que active o sistema imunitário. Manter o glúten fora da dieta permite que o intestino se cure.

Mesmo pequenas quantidades de glúten podem ser prejudiciais para pessoas com doença celíaca. Por isso, devem-se tomar medidas sensatas para evitar a contaminação cruzada com glúten. Dicas incluem:
  • Mantenha utensílios de cozinha separados;
  • Evite frituras no mesmo óleo que tenha sido previamente usado para cozinhar alimentos que contêm glúten;
  • Use uma grelha ou torradeira separadas ou sacos para torradeiras para fazer torradas sem glúten;
  • Use tábuas de cortar o pão separadas e limpe bem as bancadas da cozinha;
  • Use condimentos separados como compota, manteiga, mostarda e maionese.

"A doença celíaca afecta apenas pessoas de origem europeia" ... mito
A doença celíaca afeta todos os grupos étnicos e é comum na Europa e na América do Norte, assim como no sub-continente asiático, Médio Oriente, Norte de África e América do Sul."

* Imagens retiradas da Net *

1 comentário:

Ana Pimenta disse...

Não podia estar mais de acordo. Muito obrigada pela tradução e chamadas de atenção!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...