INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Presentes sem glúten

Para quem está sem ideias sobre o que oferecer a quem faz uma dieta sem glúten, ficam aqui algumas dicas para todas as bolsas e todas as idades (clicar na foto para ampliar).



11 comentários:

Unknown disse...

Bom dia,
Ideias muito boas.
Onde viu a forma para o pão de forma?

Lucente disse...

Olá Preguiça ;-)
Forma aqui:
http://www.puratoscash-carry.pt/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&Itemid=7&category_id=82&parentid=25

Anónimo disse...

Boa noite Lucente

Descobri agora o seu blog. Ninguém na minha família tolera bem o glúten e eu quero comprar um moinho caseiro que seja capaz de pulverizar grãos de arroz, por exemplo, transformando-os em farinha... para não comermos mais glúten nem darmos cabo da carteira. Já fiz uma pesquisa e não encontrei nada... será que me pode ajudar?

Deixo aqui um site (blog) muito, mas muito bom (em inglês) de uma senhora que criou uma mistura de farinhas que consegue substituir a farinha de trigo (ou qualquer outra com glúten) na perfeição. Já fiz várias receitas, todas saíram maravilhosamente bem e as pessoas que provaram nem notaram a diferença.

http://www.artofglutenfreebaking.com/
Aguardo a sua resposta, obrigada!

Cumprimentos,

Maria Soares.

Lucente disse...

Boa noite Maria,
Obrigada pelo comentário, e pela dica, por acaso esse blog está na minha lista de blogs, costumo visitá-lo frequentemente.
Quanto ao moinho, há uns moinhos alemães muito bons, mas são caros. Há quem use um moinho de café, eu tenho o triturador de grãos que faz parte do meu robot kenwood. Mas não conseguem produzir uma farinha tão fina como a de compra... Não conhece a farinha de arroz da Ceifeira? É fininha e em conta.

Anónimo disse...

Obrigada pela rápida resposta!

Sim, conheço, mas queria fazer farinhas frescas em casa... e as receitas que faço em casa pedem mais do que farinha de arroz branco. Neste caso, preciso de farinha de arroz integral (só encontro no Celeiro e é tão cara!), farinha de arroz gomoso (ou carolino - não encontro em lado nenhum aqui em Portugal), farinha de arroz branco. Se eu fizer essas farinhas em casa fica bem mais em conta e terei a certeza de que a farinha é fresca.

Acho que conheço esses moinhos alemães... qual é a marca?

Grata uma vez mais!
Conhece o blog da PaleoMom?
Veja esta receita: www.thepaleomom.com/2012/02/recipe-nut-free-paleo-bread.html

se este pão for feito com claras em castelo fica uma delícia.


Cumprimentos,

Maria Soares.

Anónimo disse...

Desconfio que se esteja a referir aos moinhos da HAWOS mas não tenho a certeza :)

Lucente disse...

Olá Maria,
Sim, tem os moinhos da Hawos e também da Komo. Não sei como funcionam, achei-os muito caros. A experiência que tenho com o triturador de grãos da Kenwood é satisfatória, mas não excelente: tanto o sorgo como o trigo-sarraceno dão umas farinhas finas, mas o arroz e em particular o arroz integral não. Pelo que acabo por comprar estas farinhas, porque senão nota-se uma certa textura granulosa nos bolos e pães. O que faço é, no caso do arroz integral, encomendo online, junto com o psílio e outras farinhas que não se encontram em Portugal e fica mais em conta.
Atenção também que o arroz gomoso não é o carolino, mas sim o arroz usado para o sushi. Mas já comprei essa farinha numa mercearia chinesa e, comparando com a farinha que fiz em casa, não têm nada a ver a nível de textura. As americanas é que usam muito a farinha de arroz gomoso nas receitas sem glúten, mas usam essa farinha fina, mais semelhante à fécula de batata.
Vou ver a receita do pão paleo, até agora ainda não consegui fazer nenhuma receita dessas funcionar.
Obrigada.

Anónimo disse...

Olá Lucente

Posso perguntar onde faz as suas compras online? Eu uso o Iherb mas porque vivo fora do país, logo posso encomendar mais sem pagar taxas e as encomendas chegam sempre depressa... fiz uma encomenda para entregar em Portugal e arrependi-me. Ela demorou mais de 2 meses a chegar, ficou-me retida na alfândega e já não me lembro se tive de pagar para a desbloquear. Estranho porque o valor foi o equivalente a 20€. Experiência a não repetir.

"Mas já comprei essa farinha numa mercearia chinesa e, comparando com a farinha que fiz em casa, não têm nada a ver a nível de textura."

Que mercearia é essa, onde fica?
A que se refere quando diz que não têm nada a ver a nível de textura?

Obrigada pela dica do arroz sushi, não fazia ideia :)

Quando experimentar fazer esse pão paleo, junte-lhe claras em castelo (umas 5) à massa final (envolva suavemente antes de colocar na forma). Aliás, se verificar os comentários a essa receita eu deixei lá uns 3 ou 4. O último que deixei foi precisamente com essa dica das claras em castelo. O pão fica amarelinho, cresce muito bem e fica suave, fofinho. Atenção, eu não usei farinha de mandioca/tapioca, preferi seguir a dica de uma comentadora que fala em farinha de côco, farinha maizena (eu prefiro usar farinha de araruta) e de psyllium husk em pó. O vinagre de cidra que uso é puro, não refinado.

Não tenho triturador da Kenwood nem nada que se lhe pareça. O moinho mais barato da Hawos custa uns 250€, o que é realmente caro... os da Komos não conheço.

Maria Soares.

babel disse...

Conozco esos polvorones, están buenos. La camiseta es brutal, para hacer de Superceliaco ante camareros desinformados y contaminantes...

Lucente disse...

Maria,
Antes de mais, obrigada pelas dicas.
Costumo comprar na querfood.de ou foodoase.de, que são sites alemães, ou na singluten.com que é um site espanhol. Encomendei uma vez no iherb, não farinhas mas suplementos, e correu bem, mas era uma encomenda de valor baixo, aliás para Portugal eles só têm uma opção de transporte e não pode exceder o 1,8 kg.
Quanto à farinha de arroz gomoso encontrei no supermercado Chen, no Martim Moniz, em Lisboa. Esta assemelha-se à fécula de batata em textura, e a que fiz em casa ficou tipo farinha de arroz integral, mais granulosa.

Lucente disse...

Gracias Babel! Aqui puedes ver más camisetas muy divertidas:
http://www.cafepress.com/+celiac+t-shirts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...