INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 15 de março de 2015

Bolo virado de morango

Os morangos estão aí, em todos os supermercados e mercados, a tentar-nos... Vai daí e não resisti a experimentar a receita de hoje que encontrei na revista Mulher Moderna na Nova Cozinha (já agora, para quem não sabe, esta traz habitualmente uma secção com receitas sem glúten também). A receita do bolo virado de morango não era sem glúten, mas adaptei-a e saiu um bolo leve e saboroso; reduzi também as quantidades originais pois pretendia um bolo pequeno para sobremesa.


Ingredientes:
4 ovos
160 gramas de açúcar
100 gramas de manteiga/margarina
140 gramas de farinha Doves Farm White Self-raising
60 gramas de amêndoa moída
Morangos frescos
Compota de morango

Forre uma forma redonda com papel vegetal e polvilhe o fundo com açúcar. Reserve.

Misture a farinha com a amêndoa moída e reserve.

Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo com uma colher de acurar. Reserve.

Bata bem as gemas com o açúcar. Adicione a manteiga derretida e bata novamente. Envolva a farinha no preparado, alternando com as claras em castelo.

Entretanto, lave os morangos que necessitar para cobrir o fundo da forma, corte-os ao meio e disponha-os. Verta a massa por cima e ao forno pré-aquecido a 180C  a cozer durante 40 a 45 minutos, até um palito espetado no centro do bolo sair seco. Deixe arrefecer um pouco e desenforme. Cubra a gosto com um pouco de compota de morango.





















2 comentários:

Avelã disse...

Por acaso nunca vejo muitos morangos a «chamar-me»... Costumo ir ao E Leclerc e eles estão sempre meio escondidos, refrigerados. Os melhores ainda são os das caixas de madeira... Ainda assim não deixam de me atrair, mesmo que tenha de ir eu buscá-los ao covil (ie frigorífico). São tão bons e coloridos! :)
Nunca comprei essa revista, mas essa secção é gira :) sempre é bom que haja essa «moda», porque traz mais consciência... Mesmo que seja em prol de dietas e não de facilitar a vida aos intolerantes. Vejo frequentemente coisas certificadas sem glúten que fascinam as pessoas porque agora o glúten é o mal de tudo, mesmo que essas coisas não o possuam em princípio na sua forma básica: chocolates, gomas, coisas assim. Acho que o pensamento geral é «que bom, é mais saudável», mas se isso ajudar um miúdo celíaco a poder comer chocolates tudo bem por mim :)
Já deves estar perita em substituições :D
Uau, parece mesmo delicioso! Esses morangos é que chamam por mim, mais até do que os dos caixotes de madeira com 2kg :D está com um aspecto de salivar... Então aquela foto da fatia!... Que bom :D

Lucente disse...

Eu se pudesse só comprava dos morangos biológicos porque realmente a diferença de sabor para estes dos supermercados é abismal. Mas penso que só lá para Maio é que aparecem em lojas biológicas. Mas para o efeito de bolo, todos servem. A receita funciona bem e pode-se usar com outras frutas. Experimenta quando acabares a tua experiência dos Whole 30.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...