INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 27 de março de 2015

Pão de forma na Bimby

Hoje, mais uma bela receita da nossa já bem conhecida Ana Pimenta, pão de forma na Bimby. Obrigada Ana!

"Para a lancheirinha da escola, fatias douradas ou simplesmente para uma torrada formada, nada como um pão de forma. Esta receita é adaptável para batedeiras de bolos ou outros robots de cozinha.

Ingredientes:
530 ml de água
4 gramas de fermento seco ativo Quick Yeast Doves Farm
250 gramas de farinha panificável Schar Mix B
250 gramas de farinha panificável Doves Farm white bread
10 gramas de psílio Finax
7 a 9 gramas de sal marinho
3 claras de ovo M batidas em castelo (opcional, ou 10 gramas de leite em pó isento de glúten)
Óleo vegetal q.b. para untar
Farinha de arroz caseira ou da marca Ceifeira para enfarinhar

Unte a forma de pão com óleo vegetal ou azeite e enfarinhe com farinha de arroz. Bata as claras em castelo*.

Coloque no copo da Bimby a água e o fermento. Faça um movimento de turbo. Se temperatura ambiente estiver fria aqueça a mistura: 3 minutos / vel 1 / 37ºC. Adicione os restantes ingredientes à excepção das claras. Programe "espiga" e amasse durante 6 minutos. Incorpore as claras pelo bucal após terem decorrido 3 minutos. Deixe amassar durante o restante tempo (se ficar com um resto de clara na parede da máquina, retire e coloque junto à massa com a espátula. Amasse outro minuto).

Deixe levedar no copo da Bimby. Coloque-o ao sol durante 40 minutos ou cubra com mantas polares, se estiver frio, durante uma hora a uma hora e meia.

Findo esse tempo coloque gentilmente a massa na forma: bata com a forma na bancada da cozinha para retirar o ar e coloque-a dentro do forno. Opcionalmente pode deixar levedar na forma de pão directamente. Pré-aqueça ligeiramente o forno a 50°C e desligue. Coloque a forma semiaberta no forno desligado até a massa chegar quase ao topo da forma.

Feche a forma e ligue o forno a 220°C. Coloque um recipiente com água a ferver no fundo do forno ou gelo. Deixe cozer durante 45 minutos a 200º C. De seguida, abra a tampa e coza sem tampa durante 30 minutos a 180ºC.

Deixe arrefecer um pouco dentro da forma e retire depois o pão para uma rede de arrefecimento. Fatie apenas quando estiver frio.

*Bata as claras na Bimby previamente à restante receita. Programe com a borboleta três minutos/velocidade 6 ou use a batedeira de bolos enquanto amassa (para poupar tempo).

Bom apetite!"




















6 comentários:

Avelã disse...

Realmente pão de forma é uma coisa muito útil quando se trata de miúdos :) e não são só influências de desenhos animados americanos em que todas as crianças comem sandes de PB&J :P
fatias douradas sem glúten, que giro :D só fiz fatias douradas quando era pequena e queria surpreender o meu pai :P não correu surpreendentemente bem... :P
Substituir claras por leite em pó?... Não fazia ideia :)
Vou saltar a parte onde digo outra vez que a forma de pão é extremamente gira :P
Parece delicioso e muito fofinho, com uma crosta bem crocante e douradinha... Como pão normal, o que é um elogio - nem sempre é assim. Parece uma alternativa excelente que não fica nada atrás do pão normal :D

Lucente disse...

Sim, Avelã, este pão fica muito saboroso, tive a sorte de o provar ;-)

Anónimo disse...

Onde compra o fermento doves farm? E qual o custo do mesmo. Obrigada!

Lucente disse...

Anónimo, pode encontrar o fermento Doves Farm online em:

http://singluten.com/productos/1287-levadura-r%C3%A1pida-quick-yeast-doves-farm-5011766222211.html

https://www.foodoase.de/mehle-und-zutaten/schnellhefe-125g.html?pn=39&cache=1429871806

Unknown disse...

Boa tarde, gostaria de fazer este pãozinho mas não tenho a doves farm, tenho farinha de sorgo, arroz, maizena e a da área viva continente e schar, posso substituir a doves farm por qual? Que quantidade de água devo adaptar? Outra perguntinha, o papel das claras é qual? Nunca fiz pão sem glúten com claras. Obrigada queria fazer este pãozinho hoje à tarde

Ana Pimenta disse...

Pode fazer só com shar. As claras são opcionais. Aumentam a quantidade de proteína melhorando a miga e o valor nutricional.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...