INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 28 de julho de 2015

Cura?

Imagem retirada da Net
Nas duas últimas semanas, surgiu na Net "celíaca" uma comoção que, vai e volta, reaparece: várias notícias alegavam que se tinha descoberto um medicamento com potencial para “curar” a doença celíaca. Primeiro, a notícia no Yahoo, depois em alguns sites de medicina alternativa e blogs, seguido do Sapo, sendo que várias pessoas bem-intencionadas me enviaram o link para este último artigo.

Quando a esmola é muita, diz o sábio povo, o pobre desconfia… Lendo estes artigos, a desconfiança cresceu: um anticorpo desenvolvido em ovos de galinhas, é suplemento ou é medicamento? Pretende curar ou diminuir os efeitos da contaminação cruzada? Nada é assim tão fácil no mundo das doenças auto-imunes. E, para todos os efeitos, a dieta sem glúten não é uma espécie de cura?

Este exaustivo post da blogger Gluten Free Gigi, que trago hoje, é perfeito para se compreender o que acarreta o desenvolvimento de um medicamento para a doença celíaca e a utilidade do mesmo, na sincera opinião da sua autora. Deixo então traduzida a conclusão a que ela chega.

"O que é que isto significa para as pessoas com doença celíaca?

Agora, nada. Se os testes de eficácia correrem bem, irão seguir-se grandes grupos de teste (em seres humanos) e depois começará o processo de disponibilizar o medicamento no mercado. Isso poderá demorar vários anos. (…)

As pessoas com doença celíaca deverão tomar o medicamento se e quando estiver disponível?

Obviamente, esta é uma decisão individual, mas nesta questão devem-se ponderar os seguintes pontos:

  • O próprio pesquisador afirma que uma dieta isenta de glúten ainda será necessária para aqueles com doença celíaca. Passariam décadas depois de um comprimido como este ser disponibilizado ao público até que se conhecessem os efeitos a longo prazo.
  • A doença celíaca é uma doença auto-imune muito grave (AI), assim como outras doenças AI e deve ser tratada como tal. Assim como não há nenhuma "pílula mágica" para resolver todos os problemas associados com outras doenças AI (como a diabetes ou doenças da tireóide), provavelmente também não haverá uma para celíacos.
  • Uma rigorosa dieta isenta de glúten é uma maneira de controlar a doença celíaca. Existem inúmeros alimentos naturalmente sem glúten que são saudáveis, deliciosos e saciantes que as pessoas com doença celíaca podem desfrutar sem preocupações. Para "outros alimentos", como cerveja, pizza, bolos e outras guloseimas, há produtores que os fazem diariamente na versão isenta de glúten, e, no caso de variados alimentos, são bastante simples de fazer em casa com um número interminável de receitas de qualidade, encontradas facilmente na internet e em livros de receitas.



Para mim, a notícia de um medicamento com potencial que me permitiria ingerir glúten é realmente uma não-notícia. Eu não o iria tomar porque a minha dieta isenta de glúten é o meu bilhete para uma saúde óptima. Tem funcionado para mim nos últimos oito anos e não sinto falta de nada. Claro, por vezes é um desafio e não quero minimizar a luta de alguém em encontrar alimentos que gostam de comer fazendo uma dieta especial. O que eu quero dizer é que a minha saúde é muito mais valiosa para mim do que qualquer pedaço de pizza ou qualquer copo de cerveja. A doença celíaca quase me custou a vida, e considerando que a minha saúde foi restaurada através da minha dieta isenta de glúten, não consigo imaginar alguma vez voltar a colocar o glúten no meu corpo, mesmo depois de tomar um comprimido, se isso alguma vez se tornar uma realidade."


Mais info:
Will A Pill Made of Egg Yolks Allow You to Eat Gluten?


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...