INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pão moreno

Quando vi esta receita do blog Cocina Fácil Sin Gluten, lembrei-me do frasco de farinha de alfarroba, lá na despensa, ainda por abrir e decidi experimentá-la. Além disso, qualquer receita que dispense os mixes de farinha comerciais merece ser testada. Pensei que as pequenas baguettes não seriam apreciadas pelos miúdos devido ao seu aspecto mais "exótico", mas já recebi pedidos de repetição. 

Ingredientes:
200 gramas de farinha maizena
100 gramas de fécula de batata
100 gramas de polvilho doce
50 gramas de farinha de trigo sarraceno 
25 gramas de farinha de alfarroba
25 gramas de farinha de arroz/arroz integral  
8 gramas de sal
10 gramas de goma xantana
10 gramas de psílio em pó 
5 gramas de fermento seco 
5 gramas de açúcar/açúcar de coco
8 gramas de vinagre de sidra
460-480 ml de água morna
3 colheres de sopa de azeite/ óleo de uva
Sementes de sésamo ou outras (opcional)

Na cuba da batedeira misture as farinhas com a goma xantana, o psílio e o fermento. Num copo, colocamos 460ml de água com o açúcar e vinagre. Ligue a batedeira e acrescente os líquidos; deixe misturar e acrescente depois o sal e, por fim, o azeite/óleo de uva (junte mais 20ml de água se a massa ficar muito espessa).

Tape a cuba com a massa e aqui tem duas opções: ou tem pressa e coloca a massa a levedar num local protegido do frio, como o interior do forno desligado (+/- duas horas) ou opta pela levedação a frio, que desenvolve o sabor e a textura, deixando a massa no frigorífico durante a noite.

Terminado esse período, ligue o forno a 200ºC e coloque um pequeno recipiente (apto para ir ao forno) com um dedo e meio de altura de água no fundo do mesmo (isto para que se crie vapor apenas no início da cozedura). Dê forma à massa, pincele as baguettes com água e salpique com as sementes da sua escolha, levando a cozer ao forno num tabuleiro com papel vegetal.

Durante os primeiros 15 minutos deixe cozer a 200ºC e baixe depois para 180ºC para cozer mais 25 a 30 minutos. Faça então um arrefecimento gradual e consuma quando estiverem frios.

Rende 12 unidades.

Observações:
- A receita original inclui lecitina de soja que excluí por não gostar deste ingrediente; como a sua função original é a de conservante, acrescentei o vinagre que serve o mesmo propósito.
- As sementes devem ser garantidamente isentas de glúten, sem contaminação cruzada. Neste caso, optei pelas sementes de sésamo da Diese que garantiu, em contacto com o serviço de apoio ao cliente, a sua isenção.















3 comentários:

conceicao disse...

Adori,vou experimentar. Onde compra a farinha alfarroba.

Lucente disse...

Obrigada Conceição. Usei da marca Werz que comprei na loja online Querfood. Também encontra da marca Quinta dos Avós na loja online dos supermercados Apolónia.

Cozinhar sem Lactose disse...

Gostei da mistura de farinhas! Vou experimentar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...