INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Queques de limão

Uma receitinha rápida e fácil de executar, mas que resulta nuns queques saborosos e húmidos, a fazerem lembrar as madalenas da pastelaria Celicatessen. Inspirados aqui.

Ingredientes:
150 gramas de açúcar
120 gramas de farinha Doves Farm white self-raising
30 gramas de farinha de amêndoas
2 gramas de psílio em pó
1 colher de chá de fermento em pó
Sumo e raspa de ½ limão
3 ovos
6 colheres de sopa de leite/leite vegetal
150 gramas de margarina derretida
2 a 3 gotas de essência de rum (opcional)


Na cuba da sua batedeira coloque as farinhas, o açúcar, o psílio, o fermento em pó e a raspa do limão e misture bem. Acrescente depois os ovos e bata até espumar ligeiramente.

Junte de seguida o leite, a margarina, o sumo do limão e o rum. Bata muito bem a massa e deixe-a descansar cerca de 30 minutos no frigorífico.

Enquanto a massa descansa, unte levemente as formas com azeite (usei formas de silicone). Decorrido o tempo de descanso, encha as formas até 2/3 e leve a cozer em forno pré-aquecido a 220ºC durante  20 a 30 minutos, até dourar e um palito inserido no meio sair seco. Desenforme e deixe arrefecer numa rede.


















2 comentários:

joana disse...

Boa tarde! será que daria para substituir a farinha de amêndoas por outra ou maior quantidade da Doves Farm SR (150 gr)?

Lucente disse...

Olá Joana,
Sim, podia, mas as amêndoas trazem mais humidade e textura a massa. É capaz de notar a massa mais seca se optar por não colocar. Mas nada como experimentar!
:-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...