INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sábado, 23 de abril de 2016

Abril, livros mil

Apesar de não terem sido editados este mês, foi agora que descobri estes dois livros que me parecem úteis para quem tem que fazer pão sem glúten em casa.


O livro “Pan Sin Gluten” surge quando Marc Alier, investigador e professor universitário, e a sua esposa, a co-autora, María José Casañ, assim como um dos filhos do casal, se viram a braços com um diagnóstico de sensibilidade ao glúten, pelo que decidiram começar a investigar a dieta sem glúten. 

Viram no pão a preocupação principal e a dificuldade inicial de substituir a farinha de trigo e o seu glúten que tanta importância assume na panificação. As misturas comerciais de farinha sem glúten não resultavam de maneira homogénea. Daí, encararam este novo estilo de vida como um projecto de investigação sobre o glúten e os processos pelos quais funciona, para depois determinarem quais as melhores e mais nutritivas farinhas, evitando as misturas comerciais.

Assim, este livro não só traz receitas como explica toda a ciência por trás de um bom pão sem glúten. O único inconveniente será estar escrito em Espanhol, mas não é nada que com um pouco de esforço não se ultrapasse. 


O “O Livro do Pão” de Ângela Silva lançado no final do ano passado não é propriamente um livro de receitas sem glúten: a sua autora é proprietária da padaria Miolo que produz pães com cereais “alternativos” como a espelta, kamut, utilizando ainda centeio e aveia, tudo opções com glúten. Daí, os pães desta padaria não serem aptos para quem faz uma dieta sem glúten por motivos de saúde por usarem cereais com glúten ou haver riscos de contaminação. 

Neste livro existem, contudo, quatro receitas de pão sem glúten e as restantes podem ser facilmente adaptadas. Os capítulos sobre os básicos da panificação são também importantes para quem faz pão em casa. Na imagem abaixo, podem consultar o índice deste livro (clicar nas imagens para aumentar).
















Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...