INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



sábado, 30 de abril de 2016

Pão de "queijo"

Existem à venda pães de queijo congelados sem glúten que são muito práticos quando não se tem muito tempo livre. Mas o que faz alguém que gosta da textura do pão de queijo, mas não o pode comer? Faz esta receita do blog Diário Sem Lactose. Já a tinha visto há algum tempo, mas faltava-me o ingrediente essencial- a essência de queijo. Não a encontrei em Portugal, mas dei por ela numa loja online espanhola, a Maria Lunarillos, que tem uma secção de produtos sem glúten e faz entregas no nosso país em 24 horas.

A receita funciona muito bem e é uma alternativa saborosa para quem faz dieta sem lacticínios. Aqui em casa já a fizemos duas vezes e há pedidos para repetição. 


Ingredientes:
120ml de água
80ml de óleo
480 gramas de polvilho doce
120 gramas de polvilho azedo
Sal  a gosto
500 gramas de batatas cozidas e amassadas
1 colher de chá de essência de queijo
1 colher de sopa de fermento em pó

Ferva o óleo com a água. Entretanto, misture numa tijela metálica ou de vidro os polvilhos e o sal. Quando a água ferver, verta-a sobre os polvilhos e mexa rapidamente com uma colher. Ficará com uma espécie de areia grossa; continue a misturar até que arrefeça e possa usar as mãos.

Coloque depois as batatas esmagadas e amasse até obter uma massa lisa. Adicione a essência, amasse novamente para incorporar e, por último, coloque o fermento e amasse mais um pouco.

Faça bolinhas com as mãos do tamanho que desejar e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Vai ao forno pré-aquecido a 180 graus até os pãezinhos ficarem dourados, cerca de 15 minutos.















Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...