INFORMAÇÃO É PODER

DADOS, DICAS E RECEITAS DE VIDAS SEM GLÚTEN



domingo, 29 de maio de 2016

Torta Caprese

Uma das vantagens de fazer uma dieta sem glúten é levar-nos a olhar para outras gastronomias em busca de receitas e produtos naturalmente sem glúten: foi assim com as arepas e o pão de queijo e é o assim com a receita de hoje, a torta caprese. Um bolo de chocolate feito com farinha de amêndoa originário da ilha italiana de Capri e que é delicioso e relativamente fácil de preparar. A receita original tem diferentes versões, mas esta pareceu-me a mais simples, havendo algumas que incorporam licor de amêndoa em vez da essência- para quem não gosta do sabor da amêndoa amarga, pode-o omitir.


Ingredientes:
200 gramas de farinha de amêndoa
5 ovos L
150 gramas de manteiga/margarina Vitaquell à temperatura ambiente
200 gramas de chocolate preto de culinária Nestlé
100 gramas de açúcar
1 pitada de sal
Açúcar em pó para decorar

Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo. Reserve.

Bata a manteiga/margarina com o açúcar na cuba da sua batedeira até obter um creme esbranquiçado. Junte as gemas uma a uma, assim como algumas gotas da essência de amêndoa. Entretanto, derreta o chocolate e junte-o ao preparado anterior. Acrescente a farinha de amêndoa aos poucos com uma pitada de sal. Por fim, incorpore com cuidado (manualmente) as claras.

Coloque a massa numa forma redonda revestida com papel vegetal e leve a forno pré-aquecido a 160°C durante 25 a 30 minutos – faça o teste do palito para verificar a cozedura. Deixe arrefecer e decore o bolo polvilhando-o com açúcar em pó, à maneira tradicional de Capri.


























2 comentários:

Ana Pimenta disse...

Obrigado Lucente. Ótimo aspeto com sempre! Usas-te farinha de amêndoa de compra ou caseira? Obrigado!

Lucente disse...

Obrigada Ana! Usei da marca Masterchef, do Recheio.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...